Comerciais
Música Brasileira
Literarische und kulturwissenschaftliche Analyse von Medientexten - Brasilianisches Portugiesisch
Die Übung 'Literarische und kulturwissenschaftliche Analyse von Medientexten' wird für Masterstudenten des Studiengangs 'Lateinamerikanische Studien' im Institut für Romanistik der Universität Leipzig angeboten.
Das Ziel dieser Übung ist die Analyse von Medientexte, die in Brasilien produziert und verbreitet werden. Die Analyse der Texte bzw. des Diskurses soll eine Aneinigung der brasilianischen Kultur ermöglichen. Es werden sowohl schriftliche als auch mündliche Texte analysiert: Werbung, Telenovelas, Zeitung, Zeitschriften, Nachrichten im Fernseher, Radio, Musik und Literatur.
Sprachniveau: B2 - B2+ des GER
O objetivo deste curso é a análise de textos midiáticos produzidos e veiculados no Brasil. A análise pretende abordar tanto aspectos linguísticos quanto aspectos culturais contidos nos textos. Como textos midiáticos serão entendidos todo texto, seja falado, escrito, cantado ou encenado veiculado em diversas mídias, sendo jornal, rádio, televisão, internet, placar.
Como trataremos de textos mediáticos, iniciaremos com uma visão geral das teorias tradicionais de comunicação,(Benjamin, 1936; Adorno, 1969; Eco, 1964). Em seguida tendo como base principalmente Altmayer, 2004 discutiremos como definir cultura, o papel da memória coletiva, conhecimento compartilhado e o significado do conceito de "Deutungsmuster" e sua aplicação na análise de textos.
Fechando a primeira parte teórica, entraremos na análise de textos.
1. Propaganda
2. Novelas
3. Jornais
4. Rádio
5. Notícias na televisão
6. Música
7. Mitos da história do Brasil (índios, negros, feijoada, samba, escritores)
Prüfungsvorleistung: Apresentação referente a análise de um dos gêneros sugeridos.
Prüfungsleistung: Portfolioarbeit